Teste do Pezinho

Este post foi visto 1023 vez(es).

testedopezinho

O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que poderão causar lesões irreversíveis no bebê. Por ser realizado através da análise de amostras de sangue coletadas do calcanhar do recém-nascido, o exame ficou popularmente conhecido como Teste do Pezinho. Porém, a coleta pode ser realizada também através da punção venosa.

A maioria das doenças pesquisadas podem ser tratadas com sucesso desde que identificadas antes mesmo de manifestar seus sintomas claramente, para pais e médicos. Neste sentido, todos os recém-nascidos devem ser submetidos ao teste, a partir do 5º dia de vida e após este o mais breve possível, mesmo os que não apresentam nenhum sintoma clínico anormal.

O Laboratório Carvalho conta com o apoio do CTN Diagnósticos na realização deste procedimento. Sempre comprometido com a qualidade e o desenvolvimento técnico, o CTN Diagnósticos ocupa posição de destaque na área laboratorial do país, sendo Referência Nacional em Triagem Neonatal. Com pesquisas e estudos, o CTN desenvolveu e aprimorou o tradicional TESTE DO PEZINHO – inicialmente concebido para detectar apenas Fenilcetonúria – sendo o primeiro laboratório brasileiro a incluir o ,TSH, como teste obrigatório para a detecção precoce do Hipotireoidismo Congênito. Além disso, foi também o pioneiro na América Latina a introduzir na sua bateria de testes a investigação da Hiperplasia Adrenal Congênita e da Fibrose Cística.

Fonte: Texto adaptado do CTN – Centro de Triagem Neonatal

.

//CANAL DE VÍDEOS

//ASSESSORIA CIENTÍFICA

O Laboratório Carvalho mantém uma equipe de Bioquímicos à disposição de médicos e laboratórios conveniados para esclarecer dúvidas sobre os testes disponíveis e discutir casos clínicos, resultados e indicações de exames laboratoriais. Essa equipe também é responsável pela pesquisa de novas metodologias e participação nos processos de validações de ensaios laboratoriais.

//VEJA TAMBÉM